quarta-feira, 3 de novembro de 2010

MODELO DE AVALIAÇÃO

Centro de Ensino Médio Félix Camoa
Avaliação de Língua Portuguesa
Professora: Ireny Matos da Conceição e Marilene Pereira Guimarães
Aluno (a): _________________________________3°MB______
Valor: 4,0 Data: ________________

  1. Leia o texto a seguir: (valor 0,5)

Conheço um sujeito tão imoral, mas tão imoral, que a leitura de sua mão é proibida para ciganas menores de 21 anos.”
NUNES, Max. Uma Pulga na Camisola

A segunda oração do enunciado é iniciada pela conjunção, mas, usualmente classificada como conjunção coordenativa adversativa, ou seja, um conectivo que marca uma relação de oposição entre duas orações. Na oração em questão, a conjunção estabelece essa relação de sentido? Justifique sua resposta.


  1. Os dois pares de frases seguintes deverão ser coordenados entre si. (valor 0,5)
I. Comeu tanto. Passou mal.
II. Mariana é muito inteligente. Foi reprovada no exame.
Considerando o que observou na questão anterior, reescreva cada par em um só período, empregando a conjunção, mas, de modo a esclarecer:
  1. Entre as orações do primeiro par, uma relação de intensificação.
  2. Entre as orações do segundo par, uma relação de oposição.

  1. Observe as orações do período. (valor 0,5)
Os operários tinham trabalhado ininterruptamente, estavam cansados e famintos.
Você deve ter notado que, entre as orações, há uma relação de coordenação, embora não haja uma conjunção marcando tal relação. Empregando a conjunção adequada, reescreva o período, estabelecendo entre essas orações:

  1. Uma relação de causa.

  1. Uma relação de conclusão.
Instruções: Para responder às questões de números 4 a 6, leia o texto abaixo.

Lembretes para o vestibulando
1. Parte do sucesso de sua prova depende de seu equilíbrio físico e mental, já que você deverá se concentrar nas questões por um longo período de tempo.
2. Antes da prova, alimente-se com moderação, dando preferência a alimentos naturais e leves, de digestão fácil.
3. Não estude na véspera da prova. Dê preferência a atividades que ajudem no relaxamento e vá dormir mais cedo.
4. Programe-se para chegar com bastante antecedência ao lugar da prova e evitar, assim, momentos de ansiedade.
5. Durante a prova, dê preferência à resolução imediata das questões que lhe pareçam mais simples.
6. Ao final da prova, não deixe de conferir se respondeu a todas as questões e se transferiu todas as respostas para a folha indicada.
(Instruções de um curso preparatório)

4. O texto tem como finalidade: (valor 0,5)

(A) ordenar pelo grau de importância as providências a serem tomadas pelo vestibulando.
(B) prevenir o vestibulando para enfrentar situações imprevisíveis durante a prova.
(C) orientar o candidato em relação ao método de estudo mais eficaz para a sua preparação.
(D) instruir o vestibulando quanto às providências prévias e às relacionadas ao momento da prova.

5. De acordo com o texto, o vestibulando deve: (valor 0,5)

(A) alimentar-se moderadamente, chegar na hora e conferir as respostas.
(B) alimentar-se moderadamente, chegar com antecedência e resolver antes as questões mais simples.
(C) manter o equilíbrio físico e mental, estudar bastante e controlar a ansiedade.
(D) dormir bem, resolver antes as questões mais difíceis e conferir as respostas.

6. Assinale a alternativa que expressa a justificativa para as recomendações: (valor 0,5)

(A) Programe-se para chegar com bastante antecedência.
(B) Não deixe de conferir se respondeu a todas as questões.
(C) Parte do sucesso de sua prova depende de seu equilíbrio físico e mental.
(D) Não estude na véspera da prova.

7- Produza um texto sobre o Pré-Modernismo abordando o contexto histórico, características, principais autores e obras. (mínimo 15 linhas), (valor 1,0).

Nenhum comentário:

Postar um comentário