Centro de Ensino Médio Félix Camoa
Avaliação de Língua Portuguesa
Professora: Ireny Matos da Conceição e Marilene Pereira Guimarães
Aluno (a): _________________________________3°MB______
Valor: 4,0 Data: ________________
- Leia o texto a seguir: (valor 0,5)
“Conheço um sujeito tão imoral, mas tão imoral, que a leitura de sua mão é proibida para ciganas menores de 21 anos.”
NUNES, Max. Uma Pulga na Camisola
A segunda oração do enunciado é iniciada pela conjunção, mas, usualmente classificada como conjunção coordenativa adversativa, ou seja, um conectivo que marca uma relação de oposição entre duas orações. Na oração em questão, a conjunção estabelece essa relação de sentido? Justifique sua resposta.
- Os dois pares de frases seguintes deverão ser coordenados entre si. (valor 0,5)
I. Comeu tanto. Passou mal.
II. Mariana é muito inteligente. Foi reprovada no exame.
Considerando o que observou na questão anterior, reescreva cada par em um só período, empregando a conjunção, mas, de modo a esclarecer:
- Entre as orações do primeiro par, uma relação de intensificação.
- Entre as orações do segundo par, uma relação de oposição.
- Observe as orações do período. (valor 0,5)
Os operários tinham trabalhado ininterruptamente, estavam cansados e famintos.
Você deve ter notado que, entre as orações, há uma relação de coordenação, embora não haja uma conjunção marcando tal relação. Empregando a conjunção adequada, reescreva o período, estabelecendo entre essas orações:
- Uma relação de causa.
- Uma relação de conclusão.
Instruções: Para responder às questões de números 4 a 6, leia o texto abaixo.
Lembretes para o vestibulando
1. Parte do sucesso de sua prova depende de seu equilíbrio físico e mental, já que você deverá se concentrar nas questões por um longo período de tempo.
2. Antes da prova, alimente-se com moderação, dando preferência a alimentos naturais e leves, de digestão fácil.
3. Não estude na véspera da prova. Dê preferência a atividades que ajudem no relaxamento e vá dormir mais cedo.
4. Programe-se para chegar com bastante antecedência ao lugar da prova e evitar, assim, momentos de ansiedade.
5. Durante a prova, dê preferência à resolução imediata das questões que lhe pareçam mais simples.
6. Ao final da prova, não deixe de conferir se respondeu a todas as questões e se transferiu todas as respostas para a folha indicada.
(Instruções de um curso preparatório)
4. O texto tem como finalidade: (valor 0,5)
(A) ordenar pelo grau de importância as providências a serem tomadas pelo vestibulando.
(B) prevenir o vestibulando para enfrentar situações imprevisíveis durante a prova.
(C) orientar o candidato em relação ao método de estudo mais eficaz para a sua preparação.
(D) instruir o vestibulando quanto às providências prévias e às relacionadas ao momento da prova.
5. De acordo com o texto, o vestibulando deve: (valor 0,5)
(A) alimentar-se moderadamente, chegar na hora e conferir as respostas.
(B) alimentar-se moderadamente, chegar com antecedência e resolver antes as questões mais simples.
(C) manter o equilíbrio físico e mental, estudar bastante e controlar a ansiedade.
(D) dormir bem, resolver antes as questões mais difíceis e conferir as respostas.
6. Assinale a alternativa que expressa a justificativa para as recomendações: (valor 0,5)
(A) Programe-se para chegar com bastante antecedência.
(B) Não deixe de conferir se respondeu a todas as questões.
(C) Parte do sucesso de sua prova depende de seu equilíbrio físico e mental.
(D) Não estude na véspera da prova.
7- Produza um texto sobre o Pré-Modernismo abordando o contexto histórico, características, principais autores e obras. (mínimo 15 linhas), (valor 1,0).
Nenhum comentário:
Postar um comentário